Biblioteca da Escola Básica de Miraflores 2016/2017

Biblioteca da Escola Básica de Miraflores 2016/2017

27/05/2016

As Fadas Verdes

As turmas do 3ºA e 3ºB vieram à Biblioteca respetivamente nos dias 13 e 29 de janeiro, para conversarem com a Colaboradora Voluntária da Associação de Literatura, Literacia e Mediação (ALEM), Rosa Carvalho, sobre a leitura de 3 poemas de Matilde Rosa Araújo, Fadas Verdes: a amiga da China (a tangerina), a romã e a pinha.

Os frutos destes poemas levaram a um diálogo entre Rosa Carvalho e os alunos sobre tradições populares da época natalícia.

A tangerina, foi usada há milénios de anos, na China e expandiu-se mais tarde para os outros continentes. Na época de Natal, surgem as tradicionais «lapinhas», muito em uso na Madeira e nos Açores, ou seja, um altar com o Menino Jesus no cimo e degraus contendo raminhos e frutos da região entre eles, a laranja e a tangerina.

Por sua vez, a pinha, toda fechada, guarda um segredo que são os pinhões e, ao amadurecer, ri-se e deixa-os cair. Quando cai na terra, pode dar origem a outros pinheiros e, daí o nome dado ao título da obra de Matilde Rosa Araújo, as Fadas Verdes que está relacionado com a terra, o sol, a água e as árvores. Simboliza a união entre a família e um sinal de esperança na harmonia entre os seres viventes.
Os alunos motivados, falaram da utilidade da pinha no Natal, por exemplo, para decoração e para aquecer os lares na lareira.

A romã, também se relaciona com tradições natalícias, nomeadamente, no pedido aos Reis Magos “Saúde, dinheiro, paz e amor”, no uso desta peça de fruta no Dia de Reis, na colocação de 3 bagos de romã dentro de uma carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo e a coroa da romã ser guardada juntamente com uma moeda numa gaveta.
Assim, o silêncio da floresta verdejante, esconde seres de muitas cores, formas e feitiços, que nascem da Terra e se alimentam do Sol e Água, são as Fadas Verdes.
Foram momentos de muita participação entre os presentes e, no final, no dia 29 de janeiro, os alunos do 3ºB agradeceram a sessão com Rosa Carvalho, cantando o poema O girassol de Margarida Fonseca Santos.



Foi entregue uma folha a cada aluno, com a ilustração dos 3 frutos falados, para serem coloridos em sala de aula.

Sem comentários:

Enviar um comentário