Biblioteca da Escola Básica de Miraflores 2016/2017

Biblioteca da Escola Básica de Miraflores 2016/2017

18/03/2011

ÂNGELO TORRES


Com um sorriso de menino que nos vai pregar uma partida, Ângelo Torres contou — num dia de muito Sol — como aterrou no mundo dos contadores de histórias.

As histórias com que hipnotiza o público foram em grande parte herdadas do baú da avó. Da sua velha avó, que prometia uma história, depois de todos os meninos da aldeia terem tomado banho

Identificação

- Nasceu na Guiné Equatorial em 1969.

- Cresceu em São Tomé e Príncipe, foi estudar para Cuba e acabou por pousar as malas em Portugal, onde vive actualmente.

- Dedica-se ao teatro e ao mundo dos contos.

Contador de Histórias. Actor. Integrou os filmes:“Tudo isto é Fado”, “Nha Fala” e “Preto e Branco”. Fez parte do elenco das peças: “A Varanda de Frangipani”; “Mar Me Quer”; “Sorrisos de Bergman”. Foi eleito em Portugal Shooting Star (actor revelação) 2004.


Finalista do Conservatório de Teatro em Lisboa, desistiu, mudou-se para um curso de Artes e Ofícios Circenses, no Chapitô. Quando terminou os estudos iniciava-se um evento chamado “Sonhar África”. Nesse ano, 1994, o país homenageado era São Tomé e Príncipe. Convidado a participar, Ângelo decidiu contar histórias: «O António Fontinha estava lá e viu-me. Em Outubro, convenceu-me a ir contar histórias para as escolas, num projecto chamado Multicultura».