Biblioteca da Escola Básica de Miraflores 2016/2017

Biblioteca da Escola Básica de Miraflores 2016/2017

01/03/2019



PROJETO “ALIMENTAÇÂO SAUDÁVEL”


No âmbito do Projeto de Turma do 5ºB “Alimentação Saudável”, na disciplina de Educação Física, foram recolhidos os dados biométricos referentes ao peso, perímetro abdominal e altura dos alunos.
Em Educação Tecnológica, desenharam alimentos e, na disciplina de História e Geografia de Portugal, elaboraram ementas, tendo como base influências de outros povos na nossa gastronomia.



Os trabalhos foram expostos no placard da Biblioteca e apreciados pela comunidade escolar. Parabéns pelo trabalho desenvolvido.

Ainda integrado neste projeto, no dia 18 de fevereiro de 2019, foi confecionada na sala 4 da Escola Básica de Miraflores uma refeição saudável com a turma B do 5º ano.
Foi solicitado aos alunos que trouxessem duas laranjas e um pão com o acompanhamento que quisessem.


Surgiram diferentes formas, tamanhos e tipos de pão. Estes foram cortados e no seu interior foi colocado manteiga, fiambre, queijo e tomate, segundo o gosto de cada aluno. A alface veio da horta pedagógica da nossa escola.



Passou-se depois à preparação do sumo de laranja natural. Os alunos cortaram e espremeram as laranjas com a ajuda de um espremedor de citrinos.

Para que os alunos percebessem que uma alimentação saudável e saborosa pode ser feita de forma muito simples, foi confecionada uma pizza e vários hambúrgueres de brócolos.




O resultado final foi um sucesso. Os alunos que inicialmente diziam não gostar de brócolos e que se mostraram resistentes à prova, deliciaram-se.
  
Esta foi a apresentação final da refeição, digna de um restaurante goumet.
Deixamos a(s) receita(s) para que possa confecionar com os seus familiares e desejamos que faça uma alimentação saudável!



Hambúrguer de brócolos


Ingredientes:
Um brócolo grande
Sal q.b. (ter atenção que o queijo já é salgado)
Ovo grande
Queijo ralado

Modo de preparação:
Lave o brócolo e coza-o, se optar pelo micro-ondas ficará com mais nutrientes. Triture bem e misture o queijo ralado e o ovo até formar uma liga. Molde bolinhas e coloque na frigideira espalmando-as com uma colher para que ao achatarem formem círculos (hambúrguer). Deixe alourar de ambos os lados. Pode optar por coloca-los no forno mas ficam um pouco mais secos.


Pizza base de brócolos


Ingredientes:
Um brócolo grande
Sal q.b.( ter atenção que todos os outros ingredientes já são salgados)
Ovo grande
Queijo ralado
Concentrado tomate
Cogumelos
Fiambre

Modo de preparação:
Lave o brócolo e coza-o, se optar pelo micro-ondas ficará com mais nutrientes. Triture bem e misture o queijo ralado e o ovo até formar uma liga. Espalhe esta mistura num tabuleiro ( não pode ficar alta), tendo em atenção que não deve haver falhas. Leve a assar no forno médio até ficar seca.
Retire do forno e coloque o concentrado de tomate por toda a superfície. Depois é só colocar os ingredientes que mais gostar (cogumelos, fiambre…) e por cima finalizar com o queijo ralado. Vai ao forno a alourar para que o queijo derreta.

Sem comentários:

Enviar um comentário