Sessão Comemorativa
Nascimento de Louis Braille
Perdeu a visão aos três anos, frequentou o Instituto de Cegos de Paris e, em 1829, publicou o seu método, o qual permitiu que as pessoas cegas pudessem ler e escrever.
Para comemorar o nascimento de Louis Braille, teve lugar no dia 4 de janeiro, na nossa Biblioteca, a sessão "Sabe quem foi Louis Braille?", dinamizada por Hermínia Robalo.
O momento comemorativo decorreu em duas sessões: uma, dirigida a duas turmas do quarto ano e outra do sexto ano.
Nestas sessões, os alunos foram sensibilizados para a importância da vivência dos cegos através da sua vida e obra. Tiveram ainda oportunidade de contactar com as várias etapas que sofreu o sistema inventado por Braille e aprenderam que o material utilizado para escrever é o seguinte: uma pauta interponto, onde se introduz uma folha de papel, a respetiva régua de duas linhas, que vai descendo ao longo da folha, e uma punção para fazer os pontos.
A informação transmitida pela Drª. Hermínia Robalo foi complementada com a projeção do filme "Louis Braille e o Alfabeto Braille", que sintetiza a vida e obra do inventor do código.
No final foi apresentada aos alunos uma folha com os símbolos do Alfabeto Braille aplicados à grafia da língua portuguesa.

Dado o interesse despertado pela temática, no dia 5 de janeiro foi projetado o mesmo filme a mais duas turmas do quarto ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário