Biblioteca da Escola Básica de Miraflores 2016/2017

Biblioteca da Escola Básica de Miraflores 2016/2017

22/12/2014


                                                           
Pedir o pão por Deus
 

 
No dia 30 de outubro, os alunos do 3ºB foram à biblioteca para comemorar a tradição portuguesa de “pedir o pão por Deus” que, ainda hoje, é celebrada no Centro e na Estremadura, bem como nalgumas regiões dos Açores, de onde rumou para o Brasil através dos emigrantes.
 

 
 
 
 
Nos arredores da Grande Lisboa, esta tradição ganhou força após o terramoto de 1 de novembro de 1755, quando as pessoas que perderam todos os seus bens na catástrofe se viram obrigadas a Pão por Deus nas localidades que não tinham sofrido danos.
 
 
 
 
 
Foi projetada uma história sobre o Pão por Deus, que é celebrada a 1 de novembro, com a tradição das crianças irem em pequenos grupos, de porta em porta, pedir o Pão por Deus (ou o bolinho). As crianças recitam versos para pedir o pão por Deus assim como agradecem quando recebem as oferendas. Quem não dá, a pessoa pode desculpar-se assim: “Olha foram-me os ratos ao pote e não me deixaram farelo nem farelote!”
 
 
 

 
Na Biblioteca foi oferecido a cada aluno rebuçados e bolachas.
 



 
 
Foi entregue uma ficha com a imagem de um saco para os alunos levarem para a sala de aula e desenharem as oferendas que as crianças recebem quando recitam versos e pedem o pão por Deus no dia 1 de novembro ou de Todos os Santos.
 
 
 
 
No verso da ficha, a professora titular do 3º B propôs, para casa, a tarefa dos alunos escreverem, com o apoio de familiares, um pequeno texto sobre o que fizeram no dia do pão por Deus relacionado com esta tradição. E para os que não tenham comemorado, deveriam imaginar e contar o momento vivido.
 
 
 
 
Estes trabalhos foram expostos num dos placares exteriores junto à Biblioteca.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário