Biblioteca da Escola Básica de Miraflores 2016/2017
15/11/2016
Feira do Livro
Entre 24 e 27 de outubro todas as turmas da escola visitaram a Feira do Livro, acompanhadas de um professor.
Os livros à venda foram distribuídos de acordo com a faixa etária a que se dirigiam e incluíam obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura bem como outras do interesse do público adulto.

A Feira do Livro proporcionou a aquisição de livros a preços mais vantajosos e permitiu a atualização do fundo documental da Biblioteca Escolar.
Agradecemos a toda a comunidade escolar o excelente contributo e apoio ao nosso esforço de valorização do conhecimento e de estímulos à leitura.
Dia da Biblioteca Escolar
na
BE da Escola Básica de Miraflores
As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimentos, não apenas através dos livros, mas também das atividades que aí se vão desenvolvendo. São, por isso, um espaço que os alunos devem aprender a utilizar.
Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, bem como promover o gosto pela leitura.
A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.
A International Association of School Librarianship (IASL) definiu para outubro de 2016, Mês Internacional da Biblioteca Escolar, o tema " Aprende a descodificar o teu mundo".
O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda-feira deste mês. Assim, para 2016, o dia 24 de outubro foi estabelecido pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.
Na nossa Escola teve lugar uma sessão cultural com a participação de três alunos da turma G do 6º ano, que frequentam o Ensino Articulado de Música na Escola Nossa Senhora do Cabo: Pedro Figueiredo (violino), Tiago Pereira e Bernardo Pederneira (trompete).
Pedro Figueiredo interpretou "Concerto nº1 in A Minor" de Jean-Baptiste Accolay.
Tiago Pereira e Bernardo Pederneira interpretaram excertos de "Evening Shadows" e "Hino à Alegria".
Neste dia também se iniciou a nossa já habitual Feira do Livro, que se prolongou por 4 dias.
Restaurante MiraLetras
Os alunos inteiraram-se de um extenso conjunto de obras do fundo documental da Biblioteca, tendo sido, para o efeito, mobilizados para uma série de tarefas complementares.


Neste restaurante simulado consultaram ementas e fizeram os seus pedidos.
As ementas (sugestões de títulos de livros que associam possíveis leituras a escolhas alimentares) fizeram as delícias dos clientes.
Foi fácil, assim, entrar no"faz-de-conta".
A conta não foi paga com dinheiro, mas com frases ou parágrafos, ou seja, os clientes de cada mesa deram uma opinião sobre o funcionamento do "restaurante", apontando aspetos positivos e negativos e fazendo sugestões.
14/11/2016
Dia da Saúde Mental
Os alunos do 4.º C, 5.º B e 6.º F assistiram à respetiva sessão na nossa biblioteca promovida pelo PES ( Projeto de Educação para a Saúde).
O tema "A Saúde Mental começa por todos nós" cativou a atenção dos alunos, que intervieram oportunamente, colocando muitas questões, demonstrando desta forma o seu envolvimento e interesse pelo assunto.
À Descoberta da Biblioteca
No dia 15 de setembro os alunos dos 4.º e 5.º anos foram recebidos na Biblioteca, durante o seu percurso de visita à escola.
Entre 28 e 30 de setembro esses mesmos alunos fizeram uma visita guiada às cinco áreas funcionais e a informação recebida foi consolidada através de uma ficha lúdica, de modo a adquirirem um melhor conhecimento das potencialidades deste espaço escolar.
Após a avaliação, os alunos foram convidados a deixarem-se encantar por um dos muitos livros disponíveis na Biblioteca.
Subscrever:
Mensagens (Atom)